I follow rivers

by - janeiro 01, 2018

Li em “A história da loucura: na idade clássica”, de Michel Foucault, que a água tem a ver com a loucura, com a instabilidade. Associa-se à melancolia inglesa, por exemplo, o clima marinho. “[...] O frio, a umidade, a instabilidade do tempo, todas essas finas gotículas de água penetram os canais e as fibras do corpo humano lhe fazem perder firmeza, predispõem à loucura” (FOUCAULT, Michel). A Nau dos loucos eram embarcações que levavam essas pessoas de porto em porto, afastando tanto os loucos quanto a ideia da própria loucura do mundo coerente e são. A Lua em relação aos oceanos influencia as marés. A Lua, outro grande símbolo da loucura, dos lunáticos.
Não sei de onde vem meu fascínio pela água, acho que o medo me atrai. Medo do turbilhão e da solidão abissal. A água é vida, preenche e também destrói. A água me levou com a correnteza uma vez quando eu era criança e outra vez me puxou para o fundo, para onde era frio. Gosto da chuva, da cor do céu chuvoso, do cheiro, dos sons. Isso me acalma. Quantas vezes não caminhei sob chuva fria e fina quando era adolescente? Ficar debaixo da ducha e deixar que a água me acaricie, que me renove de alguma forma, me dá alguma força.

gifsdenaturaleza.blogspot.com.br

Nasci numa noite chuvosa de março e sou pisciano. É incrível como esse signo me descreve, apesar de tanto meu ascendente quanto a Lua estarem em Sagitário. E Vênus em Áries. Toda aquela coisa com os sonhos, com a fantasia, a fuga da realidade, a sensibilidade, a introspecção, a tendência ao vício... E é por isso que me sinto submerso. Preso em um mundo particular e de difícil acesso. E estou cansado disso. E quero mudar, um pouco. Deixar que Sagitário me leve a lugares incríveis. O nome do blog faz referência a tudo isso, é claro, e também a um conto que publiquei no Wattpad.
Criei este blog como um PIA, Plano Individual de Atendimento (autoatendimento, no meu caso), para servir de diário e registro para as coisas que eu aprender e conseguir colocar em prática e também para organizar minha ideia de vida, lançando luz na escuridão do passado 😡, criando uma linha do tempo, se for preciso. Me comprometo a escrever uma postagem por dia durante todo o mês de janeiro, serão 31, e pretendo que isso me ajude a desenvolver disciplina, me conecte novamente à escrita (pois fico deprimido se não escrevo) e me faça SENTIR QUE AS COISAS PODEM SER REAIS.
Ser coerente não faz parte disso, esse blog não é para ser coerente, mas funcional. Apenas recentemente percebi que eu estava mergulhando fundo demais no campo das ideias e que isso começou a influenciar minha percepção de realidade. Tive uma pequena crise de pânico porque estava com medo de sentir medo meio Harry Potter, mas não foi nada engraçado😩 Há tanta coisa que quero melhorar. E só eu posso me ajudar. Aprender a ora estar submerso e ora na superfície. Um pouco tritão e um pouco centauro. 

Talvez você se interesse por

0 comentários

Olá!